Sala de Coordenação Operacional otimiza ações de resposta aos incêndios florestais
Redação
Além do monitoramento, a gestão e controle dos incêndios também serão feitas pela sala de coordenação
Com o objetivo de responder às demandas de forma eficiente e aprimorar a coordenação das atividades de prevenção e combate, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estabeleceu, no dia 8 de julho, uma estrutura para centralizar a coordenação e padronizar as práticas de resposta aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais de Proteção Integral e Uso Sustentável.
Nesta quinta-feira (17), o comando da corporação realizou uma visita ao Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais (CICC) para conhecer a Sala de Coordenação Operacional para Incêndios Florestais e Unidades de Conservação. O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e a subcomandante-geral e chefe do Estado Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, acompanhados do chefe do Cobom, tenente-coronel Carmo Vinicius Martins de Oliveira e a chefe da EMBM5, tenente-coronel Ana Carolina Nunes de Oliveira, assistiram à apresentação da Coordenadoria de Meio Ambiente, que pertence ao Comando Especializado de Bombeiros, comandado pelo coronel Moisés Magalhães de Sousa.
Função estratégica
A Sala de Coordenação Operacional apresenta as seguintes finalidades:
Monitorar e acompanhar por meio de sistemas informatizados a ocorrência de incêndios florestais em Unidades de Conservação estaduais de Proteção Integral e Uso Sustentável, bem como suas respectivas áreas de entorno/amortecimento.
A equipe também irá realizar a gestão e controle de empenhos dos recursos humanos e logísticos empregados, além de acompanhar a previsão do tempo, o monitoramento meteorológico e acionamento das unidades de referência, informando possíveis cenários de risco.
A Sala de Coordenação funcionará 7 dias por semana, 12 horas por dia, no período compreendido entre 7h e 19h, podendo os horários serem estendidos conforme necessidade.
Decreto
Nos termos do Decreto Estadual nº 48.767, de 26 de janeiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi designado como Coordenador Operacional da Força Tarefa Previncêndio (FTP).
Esta atribuição confere à instituição a responsabilidade de conceber, coordenar e executar ações operacionais voltadas à prevenção e ao combate de incêndios florestais em Unidades de Conservação (UC) estaduais, bem como em suas zonas de amortecimento ou entorno, em um trabalho conjunto com o Instituto Estadual de Florestas e Unidades de Conservação do Estado"
Comentários (0)