Fifa anuncia Mundial de Clubes Feminino para 2028 e Copa das Campeãs em 2026
Entidade que comando o futebol no mundo, visa fortalecer o crescimento da modalidade entre as mulheres

Entidade que comando o futebol no mundo, visa fortalecer o crescimento da modalidade entre as mulheres
Da Redação
O futebol feminino terá duas novas competições internacionais nos próximos anos. A Copa das Campeãs, já a partir de 2026, e o Mundial de Clubes, previsto para acontecer em 2028. O anúncio foi feito pela Fifa na quarta-feira, 5, após aprovação dos torneios durante reunião do Conselho. Com esta iniciativa, a entidade visa fortalecer o crescimento do futebol feminino ao redor do mundo.
Mesmo formato
Para a disputa dos torneios já programados, a ideia dos dirigentes da Fifa é de que os formatos das disputas sejam similares aos dos torneios masculinos, Copa Intercontinental e Super Mundial de Clubes, cuja edição de estreia será disputada em junho deste ano.
Como deve ser
A Copa das Campeãs estreará em 2026, entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro. A competição ocorrerá em anos em que não houver o Mundial de Clubes Feminino. Sendo assim, já estão previamente agendadas as edições de 2027 (entre 27 e 31 de janeiro) e de 2029 (entre 24 e 28 de janeiro).
O torneio reunirá seis equipes. A campeã da Ásia enfrentará a vencedora da Oceania na primeira fase. Quem avançar, enfrentará a equipe campeã da África na segunda rodada. A equipe vitoriosa medirá forças com a campeã europeia (Uefa) na semifinal. A outra semifinal reunirá as equipes campeãs das Américas em torneios organizados pela Conmebol e pela Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). As finalistas disputarão o título inédito.
Já o Mundial de Clubes Feminino terá a participação de 16 times, divididos em quatro grupos. Do total de vagas, cinco serão para equipes europeias, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. As outras três vagas serão distribuídas após partidas em uma fase preliminar, com equipes classificadas de cada confederação.
Foto: Divulgação
Futebol feminino ganha mais carinho por parte da Fifa
Comentários (0)