Sala de Coordenação Operacional otimiza ações de resposta aos incêndios florestais

Redação

Sala de Coordenação Operacional otimiza ações de resposta aos incêndios florestais
Sala de Coordenação Operacional otimiza ações de resposta aos incêndios florestais (Foto: Reprodução)

Além do monitoramento, a gestão e controle dos incêndios também serão feitas pela sala de coordenação

Com o objetivo de responder às demandas de forma eficiente e aprimorar a coordenação das atividades de prevenção e combate, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estabeleceu, no dia 8 de julho, uma estrutura para centralizar a coordenação e padronizar as práticas de resposta aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais de Proteção Integral e Uso Sustentável.

Nesta quinta-feira (17), o comando da corporação realizou uma visita ao Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais (CICC) para conhecer a Sala de Coordenação Operacional para Incêndios Florestais e Unidades de Conservação. O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e a subcomandante-geral e chefe do Estado Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, acompanhados do chefe do Cobom, tenente-coronel Carmo Vinicius Martins de Oliveira e a chefe da EMBM5, tenente-coronel Ana Carolina Nunes de Oliveira, assistiram à apresentação da Coordenadoria de Meio Ambiente, que pertence ao Comando Especializado de Bombeiros, comandado pelo coronel Moisés Magalhães de Sousa.  

Função estratégica

 A Sala de Coordenação Operacional apresenta as seguintes finalidades:

Monitorar e acompanhar por meio de sistemas informatizados a ocorrência de incêndios florestais em Unidades de Conservação estaduais de Proteção Integral e Uso Sustentável, bem como suas respectivas áreas de entorno/amortecimento. 

A equipe também irá realizar a gestão e controle de empenhos dos recursos humanos e logísticos empregados, além de acompanhar a previsão do tempo, o monitoramento meteorológico e acionamento das unidades de referência, informando possíveis cenários de risco.

A Sala de Coordenação funcionará 7 dias por semana, 12 horas por dia, no período compreendido entre 7h e 19h, podendo os horários serem estendidos conforme necessidade. 

Decreto

Nos termos do Decreto Estadual nº 48.767, de 26 de janeiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi designado como Coordenador Operacional da Força Tarefa Previncêndio (FTP).

Esta atribuição confere à instituição a responsabilidade de conceber, coordenar e executar ações operacionais voltadas à prevenção e ao combate de incêndios florestais em Unidades de Conservação (UC) estaduais, bem como em suas zonas de amortecimento ou entorno, em um trabalho conjunto com o Instituto Estadual de Florestas e Unidades de Conservação do Estado"

Comentários (0)